Um resumo da endocrinologia

O corpo humano possui diversos sistemas que regulam o funcionamento do nosso organismo, como o sistema digestivo, vascular, nervoso, dentre outros. O sistema endócrino é um deles e é formado pelas glândulas endócrinas que tem como principal característica a secreção dos hormônios.

A função dos hormônios é a de regular órgãos e regiões do corpo e são de extrema importância para o bom funcionamento do corpo. Quando aparece alguma irregularidade nesse funcionamento, ocorrem diversos tipos de problemas de saúde.

As principais glândulas endócrinas são a hipófise, a tireoide, os ovários, os testículos, o hipotálamo, as suprarrenais e as paratireoides. Cada uma dessas glândulas produz um ou mais tipos de hormônios.

 

Endocrinologia

O nome endocrinologia vem do grego, “endo” = interno, “krino” = separar, secretar e “logia” = estudo, ou seja, endocrinologia quer dizer algo como “estudo da secreção interna”, referindo-se aos hormônios.

De uma forma resumida a endocrinologia é a especialidade médica que cuida dos transtornos que ocorrem nas glândulas endócrinas.

 

O médico endocrinologista

O médico endocrinologista é um especialista que estudou e se aprofundou no conhecimento do sistema endócrino e é quem cuida dos seus transtornos e doenças.

 

Quais doenças trata o endocrinologista

As doenças mais conhecidas que são causadas pelos problemas de disfunções nas glândulas endócrinas são a diabetes, o hipotireoidismo, o hipertireoidismo, a osteoporose, a obesidade, alterações no crescimento, distúrbios na menstruação, sintomas da andropausa, sintomas da menopausa, dentre outras.