Quando procurar o endocrinologista?

Quando procurar o endocrinologista?

O médico endocrinologista é o profissional da medicina que conta com os meios e os procedimentos necessários para tratar de problemas relacionados com o sistema endócrino. Sendo assim, possíveis disfunções na glândula hipófise, glândula tireoide, entre outras, podem ser analisadas e tratadas por meio da atuação do endocrinologista.

O sistema endócrino é o sistema responsável pelo bom funcionamento do organismo. Para isso, ele atua regulando processos básicos como crescimento, apetite, sono, peso ideal e mais uma série de outros processos. Quando ocorre algum problema no sistema endócrino, é possível surgir problemas como a obesidade, disfunções na tireoide, excesso de espinhas e mais alguns transtornos que o médico endocrinologista está apto para averiguar.

 

Procurar ajuda do endocrinologista

 

A endocrinologia tem por intuito tratar problemas visando restaurar o funcionamento regular do sistema endócrino, permitindo que o organismo funcione com equilíbrio e de forma saudável. Sendo assim, a área de atuação da endocrinologia é bastante ampla, pois ela é a responsável para tratar transtornos como a obesidade, osteoporose, diabetes, doenças suprarrenais, enfim, um vasto número de doenças relacionadas com a atuação inadequada das glândulas do corpo.

É importante, diante disso, procurar o médico endocrinologista quando notar um aumento (ou até perda) repentino e injustificado de peso. Essas possíveis alterações de peso, ainda que o paciente tenha hábitos saudáveis de alimentação, pode ter alguma relação com problemas endócrinos.

É pertinente também que crianças e adolescentes, que estão em fase de crescimento, façam uma consulta ao endocrinologista para averiguar com exatidão o funcionamento regular do organismo.

Vale salientar também que mulheres de mais idade, por causa da diminuição dos níveis do hormônio estrogênio, podem apresentar a osteoporose, que corresponde à perda de cálcio nos ossos. Por isso, nesse caso, é bastante válida a consulta ao médico endocrinologista, que terá todas as condições de verificar qual será o melhor tipo de tratamento.

A diabetes é também uma doença que está no âmbito da endocrinologia, visto que ela possui relação com a insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas. Além disso, as doenças na glândula tireoide também denotam a presença e a análise do médico endocrinologista.

Portanto, ao verificar qualquer alteração no funcionamento normal do corpo, é válido consultar um endocrinologista para verificar a causa. Quanto mais cedo detectar o problema, mais fácil será o seu tratamento.