Quais doenças trata o endocrinologista?

O endocrinologista é de extrema importância para o cuidado da sua saúde!

Apesar de não ser o profissional da medicina com a maior fama, o endocrinologista é um profissional extremamente importante em medicina, pois o ramo do qual cuida é vital para a manutenção da saúde: as glândulas.

As glândulas são órgãos pequenos que produzem uma infinidade de substâncias que regulam o funcionamento de nossos órgãos e de processos de nosso organismo. Essas substâncias são os hormônios, que controlam nossa reprodução, nosso metabolismo, nosso crescimento e mesmo nosso desenvolvimento.

Por essa simples definição já é possível perceber o quanto o endocrinologista é fundamental para a manutenção da boa saúde, pois ela diagnostica e trata uma grande quantidade de doenças. Mas quais são essas doenças? É isso o que iremos descobrir.

Diabetes: causada pelo excesso de açúcar no sangue porque o pâncreas não consegue produzir a insulina ou porque ela não consegue chegar ao lugar em que deve atuar. Pode levar a uma série de complicações.

Tireoides: seus hormônios atuam praticamente em todo o corpo, e qualquer alteração, por mais leve que seja, pode desregular todo o organismo.

Andropausa: equivalente da menopausa nas mulheres, causa uma queda nos hormônios masculinos e pode causar cansaço, enfraquecimento e mesmo disfunção erétil.

Excesso de pelos: causada pela grande quantidade de hormônios masculinos, é caracterizada pelo excesso de pelos faciais, aumento da massa muscular e acne.

Doenças das glândulas suprarrenais: distúrbio raro que pode causar excesso de pelos, puberdade precoce e escurecimento da pele.

Osteoporose: pode não parecer, mas a osteoporose (enfraquecimento dos ossos levando a fraturas e outras situações graves, especialmente em idosos) é causada pela falta de hormônios femininos.

Obesidade: apesar da genética e estilo de vida serem importantes fatores, a obesidade pode ter causas hormonais, e a consulta com o endócrino deve ser feita regularmente, já que a obesidade leva à diversas outras doenças, como a hipertensão, diabetes e mesmo diversos tipos de cânceres.

Crescimento: alterações no crescimento também são de responsabilidade do endocrinologista, pois geralmente estão ligadas ao hormônio GH. Quando descoberto precocemente, é possível evitar o crescimento excessivo ou a baixa estatura.

Há ainda outras doenças de responsabilidade do endocrinologista, como distúrbios hormonais, doenças das glândulas adrenais e doenças da hipófise.