O que é endocrinologia

A endocrinologia consiste em uma especialidade da comunidade médica.

 

Ela trata, especialmente, doenças, enfermidades e outras ordens que afetem o sistema endócrino humano.

 

A palavra “endocrinologia” vem do grego endokrino – enquanto ‘endo’ significa algo como “interno”, ‘krino’ se refere à função de secretar ou de separar. Sendo assim, a endocrinologia está relacionada à secreção interna, que nada mais é do que uma forma científica de falar sobre os hormônios.

 

A endocrinologia é uma especialidade médica consideravelmente recente, já que ela passou a ser estudada e incorporada no Brasil apenas na década de 80. O ramo cuida especialmente das glândulas endócrinas.

 

As glândulas, por sua vez, consistem em pequenos órgãos responsáveis pela produção de componentes e substâncias que atuam no funcionamento do organismo. O organismo humano é formado por dois diferentes tipos de glândulas: as glândulas endócrinas (conhecidas popularmente como hormônios, sendo elas secretadas diretamente no sangue) e as glândulas exócrinas (que são exteriores ao corpo).

 

No caso da especialidade de endocrinologia, as glândulas estudadas são as endócrinas, que atuam no regulamento e controle de vários órgãos e funções do corpo – como a reprodução, o desenvolvimento e crescimento, a sintetização de proteínas, carboidratos e outros, a produção dos tecidos musculares, o controle do sono, da libido e de várias outras funções.

 

Neste sentido, o médico que atua na área de endocrinologia corrige e trata disfunções fisiológicas causadas pela desordem de glândulas endócrinas ou de hormônios.

 

Alguns exemplos de tratamentos realizados pelo médico especialista em endocrinologia são: tratamento de diferentes tipos de cancros (ou seja, câncer); obesidade por razões mórbidas; disfunções de glândula hipófise (localizada no encéfalo e responsável por uma série de funções metabólicas); diagnóstico, acompanhamento e tratamento de indivíduos diabéticos; tratamento de desordens no ciclo menstrual feminino e até mesmo de doenças relacionadas à produção excessiva ou restrita de suco gástrico.

 

A endocrinologia, assim como outras especialidades médicas, também conta com áreas específicas de estudo. São elas: diabetes, endocrinologia feminina ou masculina, adrenais, obesidade, tireoide, metabolização de proteínas, carboidratos ou lipídios, neuroendocrinologia (especialidade que estuda disfunções em glândulas/hormônios cerebrais), síndromes poliglandulares (ou seja, em várias glândulas) e até mesmo tumores neuroendócrinos.