Emagrecer e o endocrinologista

Emagrecer e o médico endocrinologista.

 

Seja por recomendação médica, pelo número na balança ou por olhar para o próprio corpo e não ficar satisfeito, em algum momento da vida, muitas pessoas chegam à conclusão de que precisam perder peso. Para atingir o objetivo, normalmente, quais são as medidas adotadas? Atividades físicas, dieta e até o apoio de procedimentos estéticos. Tudo isso é muito importante, mas existe alguém que é imprescindível nos processos de emagrecimento: o endocrinologista.

Endocrinologista é o médico especialista nos hormônios e em como eles estão funcionando no organismo. Sendo assim, também é esse o profissional mais indicado para diagnosticar possíveis deficiências hormonais e as doenças consequentemente provocadas por elas.

Muitas pessoas, mesmo com uma reeducação alimentar e praticando exercícios físicos regularmente, simplesmente não conseguem perder peso. Esse fato pode estar relacionado a algum problema hormonal. Os hormônios controlam funções das quais o emagrecimento depende, como por exemplo, o metabolismo, a queima de calorias e a eliminação de resíduos. Quando algum deles não está trabalhando como deveria, realmente fica difícil eliminar os quilos extras.

Indo a um endocrinologista e relatando a intenção de emagrecer, ele já pode pedir uma bateria de exames para verificar se você não sofre de nenhuma disfunção hormonal que atrapalhe na realização dessa meta. Se diagnosticar que existe algo errado, ele poderá receitar os medicamentos necessários para corrigir isso, restabelecendo o equilíbrio hormonal.

Um dos casos mais comuns é o dos pacientes que têm hipotireoidismo, doença que, quando não controlada, faz com que a glândula tireoide trabalhe menos do que deveria na produção de hormônios. Entre as consequências disso estão à redução da velocidade do metabolismo, o aumento de peso e uma maior propensão ao desenvolvimento de ansiedade e depressão (condições que também ajudam a engordar). Muitos sofrem com isso, não sabem e não conseguem emagrecer. A boa notícia é que os medicamentos receitados pelo endocrinologista podem normalizar o funcionamento da tireoide.

Além de tudo isso, esse especialista também pode diagnosticar doenças associadas ao sobrepeso e obesidade, indicando os melhores tratamentos, como diabetes, hipertensão arterial e o aumento do colesterol ruim, por exemplo.

Por isso, se você quer emagrecer, não procure apenas o nutricionista, mas também o endocrinologista.