A endocrinologia no Brasil

O Endocrinologista ou médico endócrino (busca do Google) é o médico especialista que estuda e se aprofunda no conhecimento do sistema endócrino, formado pelas glândulas endócrinas e suas secreções, mais conhecidas como hormônios.

O Endocrinologista tem como área de atuação o tratamento da obesidade, problemas no ciclo menstrual, problemas de desordens da glândula hipófise, tratamento de pacientes com diabetes, osteoporose, doenças da glândula suprarrenal, problemas relacionados ao crescimento, dentre outros.

No Brasil, a endocrinologia surgiu na década de 50, quando se criou a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), que realiza diversos congressos médicos e promove uma prova anual para que o médico obtenha o Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia.

A endocrinologia vem se tornando uma especialidade de extrema importância por tratar doenças mortalmente perigosas como o câncer, a diabetes e a obesidade. Cerca de 42% da população brasileira possui algum tipo de obesidade e 15% da população tem diabetes. Sabe-se hoje que essas doenças são causadas em sua maior parte pela forma de se alimentar e que traz diversos transtornos para o indivíduo e os serviços de saúde do Brasil e do mundo.